
ATUALIZAÇÃO SOBRE O PEAK SEASON ASIA
Prezado cliente,
Este informativo tem como princípio te atualizar sobre a oferta de espaço no transporte de cargas vindas da Ásia, durante os meses de setembro e outubro, período crítico conhecido como "Peak Season" para as importações marítimas. Esperamos que este conteúdo semanal possa ajudar nas estratégias e tomadas de decisão para o sucesso da logística da sua cadeia de suprimentos.
MERCADO ASIÁTICO EM GERAL
§ Aumento da demanda devido à retomada econômica e antecipação das importações por conta do feriado da Independência Chinesa (Golden Week 1 a 8 de outubro)
§ Anúncio de Blank Sailing na semana 42, com redução de aproximadamente 12 mil teus no serviço semanal
§ Baixa disponibilidade de equipamentos, especialmente para 40’ HC, como consequência da baixa importação do mercado asiático
§ Congestionamento nos principais portos de transbordo: Shanghai, Busan e Singapura
§ Atrasos nas operações devido à temporada de tufões
NOVA TAXA
§ Devido à crítica situação de espaço no serviço de importação da Ásia para o Brasil, a partir de 15 de setembro, os armadores estão implementando um novo ECRS (Emergency Cost Recovery Surcharge). Com isso, os valores de fretes estão extremamente elevados.
A disponibilidade de espaço e equipamentos é o tema mais sensível para este período.
Por isso, é muito importante a Visione e seus clientes trabalharem em conjunto, para podemos encontrar uma solução estratégica para o seu embarque. Os itens mais importantes de preparo devem seguir um cronograma de medidas em conjunto:
1. Envio com antecipação máxima do forecast semanal ou mensal para a Visione, informando a necessidade de recebimento das cargas;
2. Solicitar os pedidos de reservas com, no mínimo, três duas de antecedência;
3. Considerar como alternativa o serviço LCL para sua carga consolidada.
A Visione monitora cuidadosamente a situação em torno da "Peak Season" da Ásia e fornecerá atualizações adicionais a esse respeito, quando disponíveis. Além disso, se coloca à inteira disposição dos clientes, com os times de atendimento prontos para esclarecer dúvidas e alinhar sobre alternativas disponíveis x necessidade.
Estimamos que em novembro apenas a situação dos espaços melhorem e tenhamos uma redução no valor dos fretes.
Contudo é importante lembrar que em janeiro tem o início do ano novo chinês (parada de 20/janeiro à 15/fevereiro aproximadamente), e por isso faz-se necessário antecipar a programação de pedidos para embarcar ainda em dezembro e início de janeiro, pois novamente haverá dificuldade de espaços e atendimento dos prazos de produção.