Blog da Visione
Página inicial / Blog da Visione / Palestra acadêmica: Comércio exterior = oportunidades de negócios


Palestra acadêmica: Comércio exterior = oportunidades de negócios

As oportunidades de negócios vinculadas ao Comércio Exterior para pequenas e médias empresas foram debatidas na Semana Acadêmica da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis-FEAC/Campus Soledade da UPF. O evento aconteceu na última quarta-feira, dia 28/05, tendo como palestrante a sócia proprietária da Visione Assessoria em Comércio Exterior, a administradora e especialista em Comércio Exterior Srta. Rosangela Donzelli.

É consenso que, para as empresas maximizarem os seus resultados, é preciso expandir para uma visão global e investir nas possibilidades de atuação internacional.  “A participação do Brasil no comércio internacional é de apenas 1,2%, há muita oportunidade de negócios a ser explorada, disse Rosangela.

Dentre os tópicos apresentados pela palestrante, destacaram-se as oportunidades que o Comércio Exterior pode oferecer aos empreendedores brasileiros tanto com a importação quanto exportação de produtos, além de acesso a novas tecnologias e tendências de mercado. Foram apresentados quatro cases de sucesso de empresas regionais que importam e/ou exportam com intuito de aproximar os participantes a exemplos reais de como o comércio exterior pode auxiliar no crescimento de uma empresa.

Ainda, Rosangela destacou sobre o desafio de vender para o exterior “faz-se necessário um estudo detalhado quanto ao país e ao nicho de mercado a ser atendido; o empresário precisa se perguntar se o seu produto atende às exigências do público alvo e se vai ser competitivo lá. E isso não só do ponto de vista dos hábitos de consumo, mas também das normas técnicas no destino”. Outra grande oportunidade está na redução de custos com aquisição de produtos, equipamentos ou maquinários no exterior. Refletir sobre quais itens tem potencial para importar e analisar os regimes aduaneiros especiais em busca de redução da carga tributária, poderá deixar a tomada de decisão de investimento mais fácil.

Após o término da palestra, os participantes tiveram a oportunidade de esclarecer as suas dúvidas sobre o Comércio Exterior. O evento reuniu um grande número de acadêmicos dos cursos de Ciências Contábeis e Administração. Agradecemos a UPF, de forma especial a FEAC/Campus Soledade pelo convite e permanecemos a disposição para futuros eventos. Confira as fotos.