Siga a Visione

The Ocean Cleanup e Maersk ampliam colaboração para limpar plásticos dos oceanos

Capa da notícia

As organizações pretendem implementar um sistema que permite retirar das águas do mar quantidades significativas de resíduos

A The Ocean Cleanup, projeto internacional sem fins lucrativos, tem como missão livrar os oceanos do mundo do plástico, em parceria com a Maersk Supply Service. Juntas testaram diferentes tecnologias desde 2018 para alcançar esse objetivo. Agora, a próxima etapa é validar o sistema do ponto de vista ecológico e de engenharia, para apresentá-lo aos governos, instituições e financiadores interessados em investir na limpeza dos oceanos.

Para completar a validação do sistema, a Maersk e a The Ocean Cleanup ampliaram a colaboração, incluindo o gerenciamento de projetos, a operação de duas embarcações da Maersk Supply Service e serviços logísticos de coleta e transporte de resíduos para reciclagem. A Fundação AP Moller também fornecerá uma doação para a The Ocean Cleanup.

A validação do sistema está prevista para ser concluída até ao final de 2024 e, além disso, incluirá um estudo ambiental sobre o impacto da poluição plástica nas emissões de gases com efeito de estufa dos navios envolvidos. Com a tecnologia e o sistema validados, a The Ocean Cleanup espera expandir significativamente a operação a partir de 2025, contando com o apoio do público, governos e outras fundações.

Boyan Slat, fundador e CEO da The Ocean Cleanup, reconhece a importância da colaboração da Maersk Supply Service e da AP Moller-Maersk para o desenvolvimento do projeto, desde o conceito inicial até a implementação do sistema operacional na Grande Mancha de Lixo do Pacífico.

 

Nova tecnologia traz esperança para limpeza dos oceanos - CicloVivo

Fonte: Portos e Navios