Siga a Visione

O que o comex tem a ver com a COPA DO MUNDO?

Capa da notícia

O que a Copa do Mundo 2022 tem a ver com o mundo do Comércio Exterior?

A resposta é simples: Tudo!

A Copa do Mundo é uma competição de futebol realizada pela Federação Internacional de Futebol a cada quatro anos. Os jogos acontecem em uma nação-sede determinada por meio de eleição estruturada pela própria Fifa. Este ano, como você já sabe, ela ocorre no Catar.

Catar é um país árabe, conhecido oficialmente como um emirado do Oriente Médio. O Catar tem experimentado um rápido crescimento econômico ao longo dos últimos anos graças aos elevados preços do petróleo. A política econômica é focada no desenvolvimento não associado às reservas de gás natural e em aumentar o investimento privado e estrangeiro em setores não energéticos, mas o petróleo e o gás ainda representam mais de 50% do PIB do país, cerca de 85% das receitas de exportação e 70% das receitas do governo.

Relação da balança comercial entre Catar e Brasil

Em 2021, o Brasil apontou um Déficit de US$ – 505 milhões, isso significa que foram importados mais produtos do Catar do que exportados para o país. No ranking das exportações, o Catar ocupa o 73º lugar. Para exemplificar, em 2020 a Balança Comercial entre os dois países nos apresentou também um Déficit de US$ – 231,9 milhões, valor relativamente alto se comparado com outros países do Oriente Médio.

A Copa do Mundo é um momento para relacionamentos. Durante os dias de Copa, milhares de empresários e possíveis compradores internacionais promovem os seus produtos e países por meio das áreas de hospitalidade e relacionamento entre os países estrangeiros.

Em trecho de um artigo escrito por Kofi Annan, ex-secretário geral da ONU, em junho de 2006, o diplomata relaciona o fenômeno da Copa do Mundo com as Nações Unidas: “O futebol é o único jogo realmente global, praticado em todos os países, por todos os povos e religiões. Ele é um dos poucos fenômenos tão universais quanto as Nações Unidas, uma vez que a Fifa tem 207 membros, e nós 191”, compara Annan com números da época. Atualmente, a Fifa contempla 212 membros e a ONU, 193.

Fonte: