Siga a Visione

Novo design de navio porta-contêineres autônomo e elétrico é anunciado

Capa da notícia

Zulu Associates, empresa belga de navegação, anunciou um projeto inovador em parceria com a empresa holandesa Conoship International.

Juntos eles desenvolveram um navio conceitual de 200 Teus, elétrico, autônomo e com pás eólicas. A embarcação também pode apresentar propulsão wave foil (usa a energia cinética das ondas para alcançar a autopropulsão sem combustível) para otimizar o deslocamento.

Antoon Van Coillie, CEO da Zulu Associates, afirmou que este é um momento empolgante para a construção naval de curta distância, e que os conceitos tradicionais estão sendo desafiados para impulsionar mudanças e novas possibilidades de transporte com emissão zero.

Os projetistas do navio também estão desenvolvendo contêineres modulares de energia para o navio-conceito, utilizando baterias e sistemas de energia baseados em hidrogênio para fornecer a principal fonte de energia.

Além disso, o navio será equipado com tecnologia de ponta para garantir a segurança durante a navegação, incluindo sensores de proximidade e câmeras de alta resolução. A expectativa é que a embarcação possa realizar viagens autônomas em um futuro próximo, o que aumentará ainda mais a eficiência e segurança das operações de transporte de curta distância.

A iniciativa da Zulu Associates e da Conoship International representa um importante avanço para o setor de transporte marítimo, que tem sido pressionado a adotar medidas mais sustentáveis para reduzir a emissão de gases de efeito estufa e mitigar os impactos negativos no meio ambiente.

Com o desenvolvimento de soluções inovadoras como essa, é possível aliar a eficiência e segurança do transporte com a proteção do meio ambiente, garantindo um futuro mais sustentável para as próximas gerações.

Fonte: