Siga a Visione

Financiamentos do comércio exterior

Capa da notícia

Você sabia que além de maximizar seus resultados importando ou exportando, você também pode ter a ajuda de financiamentos federais e de instituições financeiras para isso? Hoje a Visione te ajuda a conhecer um pouco mais sobre cada um deles:

O FINIMP, linha de crédito de financiamento à importação, é ofertado por instituições financeiras (bancos), onde a mesma realiza o pagamento ao exportador e recebe de acordo com as condições negociadas junto ao importador aqui no Brasil. Esse financiamento pode abranger desde o pagamento das mercadorias até o pagamento das despesas locais com nacionalização e liberação (como frete, armazenagem e tributos). Esse financiamento é concedido pelo banco mediante o envio da documentação da importação, podendo chegar a 100% do valor total da importação.

O FINAME é uma forma de financiamento por meio de instituições financeiras (bancos) credenciadas ou pelo BNDES. Os recursos providos nesse tipo de financiamento devem ser utilizados nos investimentos para implantação, expansão, modernização de empreendimentos, infraestrutura, empresas e instituições públicas e privadas; produção ou aquisição de máquinas e equipamentos novos de fabricação nacional; bens novos, insumos, serviços, softwares; capital de giro; exportação de bens e serviços nacionais e aquisição de bens e serviços importados e despesas de internação, desde que haja comprovação de impossibilidade de fornecimento de similar nacional (Lista CAMEX).

A FINEP concede recursos reembolsáveis e não-reembolsáveis a instituições de pesquisa e empresas brasileiras. O apoio abrange todas as etapas e dimensões do ciclo de desenvolvimento científico e tecnológico: pesquisa básica e aplicada, inovações e desenvolvimento de produtos, serviços e processos. A atuação da FINEP é alinhada com os conceitos estabelecidos pelo Manual de Oslo, referência internacional para a inovação, elaborado pela OCDE.

O PROEX, Programa de Financiamento à Exportação, é um programa do governo Federal de apoio às exportações brasileiras de bens e serviços, sendo o Banco do Brasil o agente exclusivo da União para o PROEX, que oferece duas modalidades de apoio: o PROEX Financiamento (direto ao exportado brasileiro ou ao importador com recursos do Tesouro Nacional) e o PROEX Equalização (o PROEX assume parte dos encargos financeiros, tornando-os equivalentes àqueles praticados no mercado internacional).

O FGE, Fundo de Garantia à Exportação, é um fundo que tem como finalidade dar cobertura às garantias prestadas pela União nas operações de Seguro de Crédito à exportação. Visa garantir as operações de crédito à exportação contra os riscos comerciais, políticos e extraordinários que possam afetar a produção de bens e a prestação de serviços destinados à exportação brasileira, podendo ser utilizados por exportadores, instituições financeiras e agências de crédito à exportação.

Além de poder importar e exportar com financiamentos, melhor ainda é poder importar e exportar com a assessoria da Visione! Podemos lhe auxiliar durante todo o processo, cuidando da burocracia, logística, classificação fiscal e custos, bem como auxiliar no envio de toda a documentação para solicitação e fechamento dos financiamentos. Conte com a Visione!

Fonte: