Siga a Visione

5 motivos para importar painel solar!

Capa da notícia

5 motivos para importar painel solar!

A indústria de painel solar, assim como em todos os países que mais crescem no mundo, tem se destacado do mercado nacional em decorrência das mudanças climáticas e pelos constantes aumentos na conta de luz do brasileiro.  

Além disso, outro fator que favorece bastante para investimentos neste setor, é o fato de estarmos em um país tropical e que recebe grande incidência solar o ano inteiro, apresentando ótimas condições para olharmos este mercado com atenção. 
 

1 – Mudança no comportamento do consumidor 
 

Atualmente o Brasil conta com a segunda conta de luz mais cara do mundo, e esse é um dos principais argumentos que os consumidores estão utilizando para adquirir um sistema de energia solar fotovoltaica em uma residência ou indústria, não se sujeitar às altas taxas. Contudo, o consumidor brasileiro está cada vez mais preocupado com as questões climáticas e pensando de que forma pode minimizar os impactos que pode causar individualmente para o meio ambiente. 

As vantagens da energia solar são: baixo impacto ambiental; seu baixo custo em relação ao tempo de vida útil (mais de 25 anos); é uma das mais sustentáveis do mundo; contribui para a diminuição da poluição sonora; e esse tipo de sistema de geração de energia também não requer um cuidado de manutenção exaustivo. Além disso, sua matéria-prima – a luminosidade do sol – é inesgotável e gratuita. 
 

2 – Mercado aquecido 
 

Em 2022 o Brasil já ultrapassou a marca de 1 milhão de consumidores com a própria geração de energia solar e os recursos aplicados nos projetos residenciais, comércios, indústrias e propriedades rurais saltaram de R$42 bilhões em janeiro para R$63,6 bilhões no final de agosto de 2022. 

Além disso, a evolução neste setor está mostrando ótimos resultados na geração de empregos, desde 2012 foram mais de 479 mil pessoas empregadas. A geração de emprego acontece em toda a cadeia envolvida, desde a questão da logística até a instalação do sistema e a operação e manutenção das usinas. 

Ou seja, o mercado, apesar dos impactos da pandemia, está bastante aquecido e gerando muitas oportunidades para quem vai investir como usuário ou como fornecedor do serviço. 
 

3 – Altíssima capacidade para atender indústrias 
 

O Brasil recebe uma rediação solar de 4,2 e 6,2 kWh/m² por dia. isso gera um potencial anual de energia solar de 1.500 a 2.264 kWh/m² que pode ser absorvido pelos coletores solares térmicos. Segundo a Abrasol, boa parte da demanda de calor industrial está abaixo de 90°C e consegue ser atendida de forma eficiente por tecnologias termossolares. 

Esta energia pode ser utilizada para fornecer água quente até 100°C ou vapor para grande variedade de processos de produção. O uso pode ocorrer em diversos segmentos como alimentos e bebidas, papel e celulose, químico, têxtil e couro, entre outros. 

O aquecimento solar para processos industriais pode economizar uma quantidade significativa de custos de energia e combustíveis fósseis ao longo dos 30 anos de vida útil dos equipamentos, contribuindo significativamente para a competitividade industrial brasileira. As aplicações podem produzir calor o ano inteiro e incluir sistemas de armazenamento, que permitem operar durante a noite.

Presidente Abrasol

 

4 – Isenção de encargos na produção de energia por 23 anos 
 

Em janeiro de 2022 foi sancionada a lei que criou o marco legal da geração própria de energia. O marco diz que quem faz o uso de energia solar recebe um subsídio ao não pagar pelo custo de distribuição. Hoje, quem faz a própria geração de energia não paga tarifas pelo custo de distribuição e o projeto mantém este benefício até 2045. 

Além dos beneficiários atuais, quem solicitar o serviço até dia 6 de janeiro de 2023 contará com o subsídio. 
 

5 – Redução nos impostos de importação 
 

Como forma de incentivo para impulsionar a importação de painéis solares, o governo federal liberou incentivos fiscais, onde alguns componentes tiveram o IPI zerado até o final de 2022. São eles: 

  • Inversores; 
  • Módulos solares; 
  • Alguns inversores trifásicos; 
  • Bombas para irrigação movidas a energia solar.  

Além disso, também houve redução tributária de ICMS, variando de estado para estado. 
 

Quer importar painel solar? 

Ainda que com muito benefícios no setor, a importação de equipamentos e painéis solares requer cuidado e planejamento. Para isso, conte com uma equipe especializada em importação e com os melhores fornecedores, para garantir agilidade e segurança da sua carga. Para isso, conte com a VISIONE!

Ficou com alguma dúvida ou quer importar painel solar?  

Entre em contato!

Fonte: Cronos Logistics